Minha foto
Nascida em São Paulo, em 20 de janeiro de 1931, cursou Direito, Filosofia e Dramaturgia. Escreveu e produziu trabalhos para teatro e televisão, entre os quais Vila Sésamo, Malu Mulher e Joana. Publicou livros de poesia, prosa, teatro e ensaios. Foi professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo, além de ministrar cursos de dramaturgia no Brasil e no exterior. Desde 1988 faz parte do corpo docente da Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños, em Cuba. Coordenou e participou da Anthologie de la poésie brésilienne, publicada em Paris, em 1998, e que reuniu quatro séculos de literatura brasileira. No mesmo ano, integrou o júri do Prêmio "Casa de las Américas", em Cuba. Vive em São Paulo e às vezes em Atibaia.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Mais uma luta

Mais uma luta...


... existem as particulares e as universais. As primeiras são minhas contra a minha ignorância e os meus preconceitos ; as segundas são as que estou vendo nas ruas, pessoas (povo ? classe média? vândalos?) gritando contra um pacotão de injustiças. Que estão sendo, de um modo suspeito, satisfeitas pelos - ah ! políticos. Contra os quais vai um poema :

VIVA  A  VIDA 

                                                         (grande coro parlamentar)



Se podemos comer
se  podemos olhar-nos ao espelho sem rubor
se podemos guiar
de volta para casa a descansar
do calor
se podemos amar
se podemos beber
na beira da piscina ou a beira-mar
se podemos tragar e deglutir
sem dor a vossa dor
se podemos viver
de vestir, de comer
de o corpo confrontar e de o tratar
como uma grande flor
então, nossos irmãos ,
para que pensarmos nós
em vós
e na vossa voz?

Viva esta vida que herdamos
dos nossos avós !

2 comentários:

  1. Boa tarde,D.Renata!Seus poemas dispensam comentários.A propósito,adorei o NO CÉU DOS CACHORROS.Muito obrigado.
    Quero aproveitar o gancho para convidá-la a conhecer meu blog (willnovaesxavier.blogspot.com.br).Seria uma grande honra para mim ter a sua visita e comentário.Sei que a sua vida não comporta 24h,mas entre um suspiro e outro,quem sabe?

    Um grande abraço do seu veterinário e admirador,

    William

    ResponderExcluir
  2. Compartilhado no Facebook, Renata! bj!

    ResponderExcluir