Minha foto
Nascida em São Paulo, em 20 de janeiro de 1931, cursou Direito, Filosofia e Dramaturgia. Escreveu e produziu trabalhos para teatro e televisão, entre os quais Vila Sésamo, Malu Mulher e Joana. Publicou livros de poesia, prosa, teatro e ensaios. Foi professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo, além de ministrar cursos de dramaturgia no Brasil e no exterior. Desde 1988 faz parte do corpo docente da Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños, em Cuba. Coordenou e participou da Anthologie de la poésie brésilienne, publicada em Paris, em 1998, e que reuniu quatro séculos de literatura brasileira. No mesmo ano, integrou o júri do Prêmio "Casa de las Américas", em Cuba. Vive em São Paulo e às vezes em Atibaia.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Amigos, meu amigos !

Não posso deixar de comparar Facebook e Blog. Nada de isto ser melhor do que aquilo, que sei eu sobre melhores e piores? São coisas muito diferentes. Agora, por exemplo, estou escrevendo, sozinha. Sozinha em qualquer sentido, porque não me imagino sendo vista enquanto escrevo. Vista à revelia, quer dizer, sem saber nem convidar?  Sim, mas quero dizer que escrever no Facebook já é "estar convidando". E não aqui ? Aqui talvez seja desejar ser lida "depois de". Agora, o ato de escrever  é solitário, e até quero que seja.    

2 comentários:

  1. Querida Renata,
    Acho blog melhor que face. Desse último não participo. Já blog eu leio, principalmente de amigos. bjs Rita

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente não uso o Facebook, escrevo aqui no meu blog. Os seus textos em determinados momentos mudaram a minha vida, assim como os diversos autores que li e tenho lido. E nisto consiste a mágica, existir a literatura. Escrever sim é um ato solitário, assim também como é desenhar e pintar. por isso também faço teatro, mas depois do ensaio eu volto pra casa sozinho e fico com os meus cachorros, meus gatos, meus livros. A escrita é solitária, mas a leitura se pode compartilhar, por isso o meu lema é: Ler e escrever o mundo.

    ResponderExcluir