Minha foto
Nascida em São Paulo, em 20 de janeiro de 1931, cursou Direito, Filosofia e Dramaturgia. Escreveu e produziu trabalhos para teatro e televisão, entre os quais Vila Sésamo, Malu Mulher e Joana. Publicou livros de poesia, prosa, teatro e ensaios. Foi professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo, além de ministrar cursos de dramaturgia no Brasil e no exterior. Desde 1988 faz parte do corpo docente da Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños, em Cuba. Coordenou e participou da Anthologie de la poésie brésilienne, publicada em Paris, em 1998, e que reuniu quatro séculos de literatura brasileira. No mesmo ano, integrou o júri do Prêmio "Casa de las Américas", em Cuba. Vive em São Paulo e às vezes em Atibaia.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Voltei! Um mês em Atibaia, tempo e espaço de passarinhos, árvores com frutas, plantas com flores, gente mais pausada, mais disponível... Meus bichos, minha matilha, Mostarda e Canela , e  o pedaço de jardim onde estão os mais saudosos, Tristão e Nora.  Mas o lindo mês de férias se foi e, agora,  volto com prazer à minha cidade, minha desde a Maternidade São Paulo, na Frei Caneca, hoje fechada e perdida...Volto com prazer ao convívio de amigos e desconhecidos, do guarda na porta do Banco , que eu saúdo e me cumprimenta, dos vendedores das lojas que por alguma razão me reconhecem, dos vizinhos cálidos. Volto e me disponho a ver , na TV, a história da vida de minha querida Dercy Gonçalves, que eu tive a honra de conhecer pessoalmente.                   Tá bom, época e tudo o mais. Providenciam-se alguns carros velhos, algumas senhoras com cara de antigas, música do tempo. Tá bom, Heloisa Perissé é boa, Fafy também. Pena Fernando Eiras, meio perdidão, pena que eu, decididamente, não goste do Jorge Fernando como diretor de ator. Mas... por que será que M. Adelaide, minha amiga e dona de um talento único, não se permite aprofundar o que devia ser aprofundado ? Por exemplo, esse improvável casamento branco? Não seria dificil descobrir uma  convincente verdade ou, pelo menos, lançar algumas hipóteses.  Será que a  verdade verdadeira não é, simplesmente, achar que telespectador não quer ou não merece nenhum tipo de profundidade? Que o nosso televidente se contenta com o superficial, o espetacular ou o simplesmente risível, aquilo que mais lhe dão? Basta que se passe em revista, por exemplo, os filmes que são programados nas noites de segunda-feira, pela TV Globo. Ou, nas férias do futebol, nas noites de quarta. Que é aquilo, cavalheiros ?                                Mas, voltando a Dercy, vou continuar vendo. E me comoveu pensar que, há oitenta anos, um médico recomendou a um doente dos pulmões tratamento em... ATIBAIA! A melhor qualidade de ar do mundo! (Pelo menos é o que dizem os nossos cartazes turísticos...) Tchau ! 

Um comentário:

  1. Reclamei da sua ausência, do blog abandonado... mas o retorno valeu a espera; bons comentários sobre a TV, Derci, etc, talvez ajudem a mudar o "estado da arte"... espero análises sobre o Brado ...
    Yara

    ResponderExcluir